terça-feira, 28 de dezembro de 2010

POR QUE DA CRIAÇÃO DO BLOG "HISTÓRIA POR IMAGEM" !

Até pouco tempo atrás, a imagem era vista como uma representação perfeita do acontecimento congelado no tempo. A verdade da "imagem" era incontestável e nada era mais verídico que a expressão: "as imagens não metem."
As imagens são utilizadas para "concretizar" noções abstratas, tais como a de tempo histórico,
proporcionando ao aluno formas de presenciar outras experiências não vivenciadas por eles.

(BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. SP: Contexto, 2004, p.70)


É seguindo esta linha de raciocínio, que proponho através da criação deste blog, intitulado de "História por imagem", e que este título não se restrinja apenas aos historiadores, mas também aos curiosos de plantão, a reflexão acerca do uso da imagem em sala de aula, sobretudo no que se refere à docência de História. 
O objetivo aqui apresentado é de utilizar este espaço para analisar imagens históricas, postadas periodicamente, com o intuito de enriquecer as práticas didático-pedagógicas dos profissionais da educação e apurar o senso crítico dos educandos a respeito da leitura de imagens. 
Uma "simples" imagem pode nos fornecer preciosos dados de cunho político, econômico, social e cultural sobre determinado tempo histórico. Sendo assim, sinta-se convidado a embarcar nesta divertida e curiosa viagem da íntima relação existente entre as imagens e a produção do conhecimento histórico.

Sejam bem-vindos,
Prof. Hermes Júnior


5 comentários:

  1. Vamos lá meu amigo, vamos movimentar este blog!

    Thiago

    ResponderExcluir
  2. BACANA , A ANALISE DA IMAGEM NOS DÁ UMA DIMENSÃO MAIOR DO FATO HISTÓRICO E NOS AJUDAR A ENTEDER MELHOR UM PERÍODO E VER ALÉM DAS PALAVRAS. C.PEREIRA

    ResponderExcluir
  3. Valeu "Clecinha" pelo prestígio.
    Sem sombra de dúvidas a imagem, seja ela uma fotografia, um desenho, uma charge... é uma ferramenta muito rica que pode nos fornecer dados precisos sobre determinada época e que nos auxilia na contrução do conhecimento histórico.

    No mais...
    Prazer enorme tê-la por aqui.

    Abração querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi professor Junior,sou eu Rian,seu aluno.
    Ele lhe parabenizo por esse blog.
    Admiro muito o senhor.
    Muito obrigado por ser meu professor.
    EDUCAR É CONSTRUIR INTEGRALMENTE O HOMEM

    ResponderExcluir