domingo, 13 de novembro de 2011

A BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA

Primeira Bandeira do Brasil República.

A exatos 122 anos atrás, caía o sistema monárquico brasileiro. Altamente desgastado, o reinado de D. Pedro II não atendia mais aos interesses de boa parte da sociedade brasileira. O crescimento do movimento republicano, a abolição da escravatura sem nenhum tipo de recompensa aos proprietários de escravos, os conflitos entre Estado e Igreja, o desejo de maior participação no campo político, dentre outros aspectos engrossavam a gama de problemas a serem enfrentados por D. Pedro II na última metade do século XIX.
Na verdade a queda da monarquia brasileira era questão de tempo e já era esperada por muitos. O que não se esperava, era a rápida resolução do caso. Na noite de 15 de novembro de 1889, oficiais militares sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca aplicara o golpe militar obrigando a renuncia do ministério imperial e a proclamação do regime republicano no país. Isso mesmo, a suplantação do sistema monárquico brasileiro, foi realizada por um grupo de militares que fizera o trabalho em poucas horas, sem a participação popular, de políticos e sem a menor resistência por parte do então governo brasileiro.
Dessa forma, coube às camadas populares, o conformismo que se fez presente na seguinte expressão: “Fomos dormir Monarquia e acordamos República”.
Acredito que a facilidade encontrada no processo de transição do sistema político brasileiro em 1889 pegou de surpresa até mesmo os próprios republicanos. Uma prova disso, é que não se tinha até aquele momento, sequer um rabisco de uma nova bandeira para o Brasil, já que a bandeira imperial era composta por elementos que contemplavam o sistema monárquico. Diante de tal situação, a solução encontrada foi adotar uma bandeira provisória, esta mesma proposta no início dessa postagem e que ficou hasteada durante cinco dias após a proclamação da república.
Percebam como ela é completamente diferente da atual. O que se assemelha são os sentidos atribuídos as cores (VERDE - o vigor das matas brasileiras; AMARELO - as riquezas minerais; AZUL - o céu; BRANCO - a paz) e as estrelas que também representam os estados brasileiros.
Outro fator a se notar é a semelhança com a bandeira dos Estados Unidos, e de fato, esse era o propósito, já que na base ideológica do movimento republicano existia o desejo de implantar um sistema federalista no Brasil idêntico ao norte-americano, opondo-se dessa forma ao centralismo monárquico.

Uma curiosidade a respeito desta bandeira é que o estilo dela acabou inspirando na formulação de outras bandeiras de alguns estados brasileiros.Vejamos alguns exemplos a abaixo:

Antiga bandeira de Sergipe


Antiga bandeira do Piauí


Bandeira de Goiás
Embora a primeira bandeira republicana do estado brasileiro tenha recebido o status de provisória e que a sua condição de “validade” tenha durado apenas 5 dias, estes foram suficientes para inserí-la na história do nosso país, representando dessa forma, as aspirações da era republicana que acabava de nascer.

Se queres saber mais sobre à proclamação da república, aqui mesmo no blog História por Imagem você vai encontrar outra postagem a respeito da construção dos símbolos nacionais neste período da nossa história. Se interessou? Confira ou relembre esta postagem clicando aqui.
Para encerrar, disponibilizo abaixo o hino da Proclamação da República:

Forte abraço e a gente se encontra por aqui.
Saudações históricas!



13 comentários:

  1. Quem foi o responsável pela criação dessa bandeira provisória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há informações de que seu desenho foi ideia de Rui Barbosa. Mas se encontra também a informação de que era a bandeira do Clube Republicano Lopes Trovão, adaptada como bandeira provisória do Brasil.

      Excluir
  2. por gentiliza , um resumo sobre a A BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA ?

    ResponderExcluir
  3. MEEEU ME AJUUDA RESPONDI RAPIDO EU TO PRECIISANDOÉ UMA PROVA POR GENTILEZA

    ResponderExcluir
  4. Essa é Bandeira Dos Estados Unidos '' Verde E Amarela '' .. Hehehe


    Aqueles Republicanos da época viajavam na maionese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a nossa independência foi da inspiração dos estados unidos, o primeiro país da américa a ser descolonizada.

      Excluir
  5. É uma pena que os positivistas fanáticos pela Revolução Francesa (igual os EUA na época) chegaram a esse ponto de humilhação.
    Nossa bandeira imperial tinha todos os seus símbolos em consonância com nossa tradição, sempre será a bandeira mais linda do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Legal mas... Um pouco dificil de intender ...





    Mas continua :)

    ResponderExcluir