quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A GUERRA FRIA EM CHARGES

Ao fim da Segunda Guerra Mundial (1945), instalara-se no mundo um embate ideológico bipolarizado, mais conhecido como Guerra Fria (1945-1989), aonde as duas maiores potências econômicas e bélicas do planeta, possuíam nas mãos o destino do planeta Terra e de toda a humanidade. De um lado, encontrava-se os Estados Unidos, que buscava a todo custo defender e propagar a ideologia capitalista e do outro a União Soviética, que por sua vez pregava o socialismo e de contrapartida não media esforços para combater e/ou opor a idéia defendida pelos capitalistas.
Esse clima de “tensão” perpetuou-se por mais de quatro décadas, aonde missões secretas, espionagens, sabotagens, ameaças políticas e militares, o crescimento bélico nuclear, dentre outras "peripécias", quase que levou a humanidade à tão temida Terceira Guerra Mundial. No período da Guerra Fria, diversos filmes, cartazes, charges, propagandas, dentre outros artifícios de comunicação propagavam e legitimavam a importância e por que não dizer, a possível “superioridade” ideológica da teoria (capitalista ou socialista) que se era pregada. Dentre os instrumentos de comunicação apresentados aqui, ficaremos com a charge, já que estas nos fornecem um riquíssimo simbolismo acerca do “clima de guerra” vivenciado naquele período da história.
Vejamos então as charges propostas e as suas devidas leituras:
Charge 1

Esta charge explicita bem o clima de disputa entre as duas potências EUA e URSS vivenciado na Guerra Fria. Do lado esquerdo (Ocidente) observa-se Harry Thruman, presidente dos Estados Unidos durante os anos de 1945 a 1953 e do lado direito (Oriente) encontra-se o líder soviético Josef Stalin, que esteve no comando da URSS entre os anos de 1922 a 1953. Uma partida de futebol travada entre os dois “cai como uma luva” no que diz respeito ao quesito ilustração, já que a bola (Terra) é o objeto de desejo de ambos que procuravam ampliar as suas devidas áreas de influência.

Charge 2



Esta charge foi publicada no Brasil, mais especificamente num jornal da cidade de São Paulo em 1946, que revelaria que o clima entre os blocos capitalista e socialista esquentaria bastante. Partindo mais uma vez da ideia de divisão (pólo) do mundo, podemos reparar que Harry Thruman está do lado esquerdo (ocidente) e Josef Stalin do lado direito (oriente). Observe que Thruman segura um esqueleto (símbolo da morte) com uma placa presa ao peito com os seguintes escritos: “Bomba Atômica”. Já Stalin, segura um fantasma com uma placa presa ao pescoço dizendo: “Bomba X”. Na realidade o fantasma aparenta ser o mesmo esqueleto segurado por Thruman coberto por um lençol, o que significa que a União Soviética em breve teria em seu poder bombas atômicas quebrando desta forma, o monopólio estadunidense e equilibrando o potencial bélico entre os dois países.

Charge 3

Nesta terceira charge, a ideia de divisão do mundo se faz presente mais uma vez. Do lado esquerdo (Ocidente) encontra-se os combatentes capitalistas e do lado direito (Oriente), os combatentes socialistas. Repare ao fundo de cada tropa, bombas atômicas com placas que dizem: “Não usar, por que o inimigo pode retaliar”. Aí reside um aspecto simbólico considerável, expressando que embora ambos os blocos sejam divergentes, existe o medo de um conflito atômico que “naquelas alturas do campeonato” traria consequências desastrosas a humanidade. Enquanto isso, os soldados combatem com arcos e flechas, nos dando a sensação de “leveza” ou de “cautela” talvez, que pode ser associado ao conflito ideológico: CAPITALISMO X SOCIALISMO.

Charge 4

Nesta quarta e última charge proposta, temos na esquerda o presidente soviético Nikita Kruschev (1953-1964), sucessor de Stalin e na direita encontramos John Kennedy (1961-1963), então presidente dos Estados Unidos. Repare como a disputa entre os dois blocos (Capitalista X Socialista) está representada através de uma quebra de braço. O ato de dar as mãos pode representar união, acordo, apoio, na realidade, faz-se aí uma alusão ou melhor, uma sátira a doutrina da “Coexistência Pacífica” proposta por Kruschev, aonde o mesmo propõe uma possível convivência pacífica entre os dois blocos. A impossibilidade dessa pacificidade é muito bem ilustrada na postura dos dois líderes que mantém o olhar firme um no outro, remetendo-nos a ideia de vigilância, mas que em contrapartida, meio que sorrateiramente mantém o dedo no botão que acionaria a bomba nuclear sob o inimigo, ato este que seria o suficiente para a eclosão da tão temida guerra.

Bom galerinha... sem sombra de dúvidas a Guerra Fria foi um dos períodos mais tensos da História, em contrapartida este mesmo período, deixou um valiosíssimo legado cultural no qual nós professores podemos utilizar para bem ilustrar e refletir em sala de aula acerca desse conteúdo. Hoje usei a charge, mas em outra oportunidade, voltarei a falar sobre Guerra Fria utilizando outras fontes também.
Aquele forte abraço e saudações históricas!!!!

42 comentários:

  1. Gostei muito das charges e dos comentários. Sou professora de História no interior do Ceará; semana passada, estudamos Guerra Fria fazendo uso de fotografias. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ok professora!
    Seja bem vinda ao blog História por Imagem.
    Fiquei feliz que tenha gostado do blog e espero vê-la mais vezes por aqui. Sinta-se a vontade!

    Forte abraço!
    Hermes Júnior

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    estava pesquisando sobre a Guerra Fria, encontrei este blog, achei otimo, sou estudante do 6º período de História. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostastes do blog História por Imagem. Sendo assim, convido-o a conhecer as outras postagens e se tornar um visitante rsrsrs.
    Forte abraço e obrigado pelas palavras de incentivo.

    Saudações Históricas!
    Hermes Júnior

    ResponderExcluir
  5. eu preciso de uma charge da guerra fria muito bom

    ResponderExcluir
  6. curti muito tenhp prova amanha sobre guerra fria e esse blog me esclareceu muita coisa

    ResponderExcluir
  7. gostei muito eu sei q hj nao e o seu anivessario mas vcs tao d parabens

    ResponderExcluir
  8. achei muito interessante,pois alem da gente aprender nos se divertimos tambem.vc esta de parabens.

    ResponderExcluir
  9. adoreiiii
    abre meus conheçimentos sobre a historia do brasil...
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. muito irado kkkkkk.a diciplina que eu mais gosto e historia,professora bete eu te amo

    ResponderExcluir
  11. muito bom essas charegs!!!!!

    ResponderExcluir
  12. muito bem montadas a charges sobre a guerra fria

    ResponderExcluir
  13. ñ encontrei nada pro meu trabalho isso é um porcaria de site

    ResponderExcluir
  14. amohistória mas ñ~gostei do site ñ tem muita enformação util alias ñ tem informação nenhuma

    ResponderExcluir
  15. Olá "harry azevedo"!
    Como diria o filósofo Voltaire: "Posso não concordar com o que você fala, mas defenderei até a morte o seu direito de dizer."
    Prefiro acreditar que você não encontrou nada para copiar e colar.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  16. Para seu amor te procurar ainda hoje apaixonado(a) e querendo ficar com você, conte 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e em seguida repita: "Bruxos e bruxinhas assim que essa simpatia eu publicar, (diga o nome da pessoa amada) vai me procurar, se desculpar, pedir para me amar e falar que precisa muito de mim, ele(a) irá me ligar agora pois está pensando loucamente em mim. E me fará a pessoa mais feliz do mundo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não explicou direito os passos agora eu prendi meu penis na calota de um carro e o dono ta ameaçando acelera

      Excluir
  17. Faltou informações sobre as imagens, como onde ela foi publicada, o ano, o autor, etc.

    ResponderExcluir
  18. Adorei!!! Sanou minhas dúvidas!!! Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  19. Gostei pois assim a leitura ficou mais legal para que ler

    ResponderExcluir
  20. gostei muito desse blog estava fzd um trabalho de história e vc me ajudou muito obrigado...

    ResponderExcluir
  21. Salve Seus Virgem Nao Gostei dessa Merda

    Ass: Felipe Gomes
    Add Whats : 983500164

    ResponderExcluir
  22. Vish caraleo hein... bem ruim

    ResponderExcluir
  23. Muito bom. Está de parabéns pela escolha e comentário das charges

    ResponderExcluir
  24. tia re carai sabe nem explica direito

    ResponderExcluir
  25. N gostei dessa guerra pois ela é fria e eu n gosto de frio
    !

    ResponderExcluir
  26. add no wpp: 18 996748992 meu nome é de pau la

    ResponderExcluir
  27. quem são os personagens retratados

    ResponderExcluir
  28. Tomar no rabo bglh chato kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moço pq vc aparece aqui td ano em horários diferentes? Vc é um robô ??

      Excluir
  29. Oii moço vc poderia me dizer qual é o autor dessas charges?

    ResponderExcluir